Boletim Mensal do Estado das Culturas e Previsão de Colheita – Maio 2025

Por Nunagro em

Em termos meteorológicos, o mês de maio ficou marcado por duas realidades bem distintas: a primeira quinzena idêntica ao mês anterior, com muita precipitação e elevadas amplitudes térmicas, a segunda quinzena com temperaturas muito elevadas e reduzida precipitação (episódios esporádicos de trovoadas).

Todos os abastecimentos para rega atingiram e mantiveram os Níveis de Pleno Armazenamento e as linhas de água mantém-se cheias e a correr de forma abundante.

Começaram a ser colhidas e enfardadas as culturas forrageiras de outono/inverno e semearam-se as batatas de regadio, as culturas hortícolas e algumas áreas de milho.

Foi mês de morangos e da primeira cereja e as fruteiras registaram um crescimento exponencial.
A vinha encontra-se em plena floração, ocorrendo inúmeros casos de míldio e podridão negra (black rot) por toda a Região Norte – associados ao excesso de humidade.

Nos soutos da Terra Fria foi mês de realização de largadas do parasitóide Torymus sinensis, para combate biológico à Vespa-das-Galhas do Castanheiro.

A atividade nos campos é intensa, com os produtores a realizarem as colheitas, as sementeiras, o controlo da vegetação espontânea e um grande número de tratamentos fitossanitários.

De um modo geral, as culturas apresentam um atraso de desenvolvimento de cerca de duas semanas, relativamente ao ano anterior.

Informação da responsabilidade da CCDR Norte